SEJA BEM VINDO

sábado, 16 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO



TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
O curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, foi muito significativo para a minha vida profissional como também pessoal. Os textos apresentados foram de suma importância para embasamento teórico e trazendo reflexões sobre o fazer pedagógico com a integração das tecnologias.
Um dos pontos relevantes foi o trabalhar com o blog, pois ele nos permite interagir de maneira rápida e precisa com as pessoas na troca de experiências e passando informações e orientações de atividades, de sala de aula, elaboração de projetos e outros instrumentos que nos ajudam a crescer profissionalmente. Trabalhar com a Wikipédia também é muito gratificante, pois ela nos oferece caminhos para trabalhar conteúdos de sala de aula com mais eficácia através de links e hiperlinks tornando o nosso texto mais rico em informações. Portanto, posso dizer que aprendi a utilizar de forma mais adequada os recursos tecnológicos tornando-os instrumentos facilitadores da aprendizagem.
Durante o cursos foram apresentadas algumas dificuldades, sendo uma delas as postagens de vídeos e Power point no Google docs, mas sempre contei com a ajuda da tutora como também de alguns colegas do curso.
Hoje eu não estou lotada na escola, mas, já trabalhei em sala de aula durante 10 anos e nessa época os recursos tecnológicos da escola eram muito escassos, sendo que só tinha computadores na secretaria da escola e outras pessoas não tinham acesso a eles. Mas contávamos com outros recursos tecnológicos como; Retro-projetor, Episcópio, Filmadora, microssystem, TV e Vídeo com um grande acervo de programas gravados da TV Escola e Salto para o Futuro. Dentre esses recursos eu utilizava bastante o Retroprojetor o Episcópio e o microssystem por não depender de outras pessoas para colocá-los em funcionamento, pois tinha uma pessoa que ficava responsável para ligar e liberar a utilização da filmadora, da TV, e o Vídeo. É aquela velha história... Coisas que todos mechem, logo estragam era o que se ouvia, e por isso a utilização desses recursos ficava mais restrita. O meu primeiro contato com o computar foi em uma empresa particular, mas quando comecei a manuseá-lo já estavam instalados todos os programas de que eu iria utilizar, e por essa razão não precisava descobrir mais nada, até mesmo porque não era permitida a sua utilização a não ser exclusivamente para o trabalho. Hoje estou lotada na Diretoria Regional de Ensino e aí as necessidades de aperfeiçoamento foram aumentando, então matriculei em um curso de computação para poder melhorar o meu trabalho dentro da instituição. Com os cursos oferecidos pela SEDUC, pude também participar de alguns, e isso tem melhorado bastante o meu desempenho em relação à utilização das tecnologias. Com a participação nesse curso vejo que o meu crescimento foi notável e hoje tenha muito mais segurança na utilização dos recursos tecnológicos.
Vivemos hoje um momento de grandes mudanças na educação e as tecnologias veem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, e despertando nos alunos a participação nas atividades pedagógicas e culturais, e melhorando a qualidade do ensino. Para tanto, só teremos bons resultados com a utilização das tecnologias na escola, se tivermos pessoas que saibam usá-las em benefício do aprendizado dos alunos e integradas ao currículo de forma que o uso seja significativo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO




De acordo com os textos estudados, o currículo escolar é um conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.
De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. E, segundo César Coll, "as atividades educativas escolares correspondem à idéia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não ocorrerão de forma alguma, a menos que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensadas para esse fim.
Segundo a UNESCO (2004, p. 13) o currículo é constituído pelo: “que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). O currículo formal [baseia-se] em um conjunto de objetivos e resultados previstos (.), o informal ou currículo oculto [diz respeito] à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor”.
No contexto educacional que estamos vivenciando é imprescindível a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas no nosso fazer pedagógico e desenvolvendo projetos pedagógicos inserindo o uso do computador nas atividades disciplinares.
Diante desse enfoque, o professor passa de transmissor de conteúdos para mediador, orientador no processo de elaboração e execução de projetos, proporcionando situações que explorem a criatividade, interação, reflexão e ação.
Para Maria Elisabette Prado, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões...” Defende ainda a integração entre as diferentes mídias e conteúdos onde estes devem ser contextualizados na prática, tornando assim, as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando nos alunos o gosto pelo estudo.
É fundamental que o Projeto Político Pedagógico seja construído no coletivo da escola e que sejam incluídos projetos de aulas com a integração de recursos tecnológicos para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados pela escola.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO DE SALA DE AULA

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC
NTE PORTO NACIONAL – TO Cursista: Luzia Pereira Nascimento
PROFESSORA MULTIPLICADORA: Elizangela dos Santos Menezes
COMPONENTE CURRICULAR: apoio escolar
CURRÍCULO: Princípios gerais da Educação Ambiental
PÚBLICO-ALVO: alunos do 6º ao 9º ano.

DADOS DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O que os alunos poderão aprender com este projeto
Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam apresentar o que aprenderam dando significado positivo da execução das ações e sensibilize os demais participantes quanto à atuação de cada um no que se refere à conservação dos nossos espaços no meio ambiente.
Estas atividades serão realizadas com os alunos do 6º ao 9º ano, e terá como objetivos:
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem através da utilização de softwares adequados e outros recursos tecnológicos para auxiliar na solução de problemas básicos de sua área de conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a importância da preservação da natureza;
Estimular o interesse pela conservação da natureza;
Realizar a coleta seletiva de lixo;
Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;
Contribuir para atitudes que favoreçam a qualidade de vida, saúde e equilíbrio ambiental.
Duração das atividades
Essas atividades serão realizadas em aproximadamente 12 horas

Conhecimentos prévios trabalhados
É de fundamental que os alunos já tenham estudado os conteúdos sobre a temática Meio Ambiente com a utilização das tecnologias disponíveis na escola refletindo criticamente sobre a questão do lixo diante da sociedade consumista, contribuindo assim com novas posturas por um ambiente melhor para todos.
Estratégias de desenvolvimento
PRIMEIRO DIA
1ª. Etapa: para inicio das atividades do dia será realizado um momento devocional sobre a importância de o profissional refletir sobre sua vida espiritual, estar de bem com Deus e consigo mesmo e na sua vida pessoal e profissional. Em seguida apresentar uma mensagem “A borboleta e o cavalinho” fazendo uma reflexão sobre a valorização do outro e de si mesmo no ambiente que vivemos.
2ª. Etapa: Expor os objetivos das atividades e colher informações sobre o que os alunos já sabem e o estão fazendo para amenizar os problemas ambientais de sua cidade ou do seu bairro. Para essa atividade, os alunos vão colocar no mural as suas expectativas com a execução dessas ações.
3ª Etapa: Com o auxilio do data show, realizar estudo dos Princípios Gerais da Educação Ambiental.
Questionamentos: Como está o cumprimento dos Princípios gerais da Educação Ambiental? Estamos garantindo todos os direitos e deveres previstos em Lei? O que tenho feito para investir na preservação da Natureza? Em que os recursos tecnológicos podem me ajudar nas atividades de conscientização?
SEGUNDO DIA
4ª Etapa: Apresentação da mensagem “O Pássaro e a Oração”, para refletir sobre o valor da oração e de como precisamos ter Duas em primeiro lugar.
5ª Etapa: Apresentação do vídeo de Michael Jackson com a temática Meio Ambiente.
Questionamentos: Qual é a mensagem principal do vídeo? O que você pode fazer para que a natureza não seja tão prejudicada?
Avaliação da Capacitação:

Os participantes avaliarão a capacitação através de um instrumento previamente elaborado, demonstrando o seu grau de satisfação e apontado sugestões para as próximas capacitações.


Recursos utilizados
Data show, notebook, microfone e vídeo
Recursos Complementares:
http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1868146-princ%C3%ADpios-gerais-direito-ambiental/

http://mais.uol.com.br/view/1wckbbjedguh/michael-jackson--earth-song--legendas-em-portugues-04023362E0A18366?types=A