SEJA BEM VINDO

terça-feira, 1 de junho de 2010

PLANO DE AULA























Disciplina: Ciências
Público Alvo: 9ºano
Cursista: Luzia Pereira Nascimento
Professora: Elisângela Menezes
Duração: 4 alulas
Conteúdo: Reações Químicas - Chuva Ácida
Objetivo: Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
Competência: Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades:
Identifica as reações químicas de combustão como as reações em que os reagentes são sempre um combustível e oxigênio, os produtos incluem o ás carbônico, sempre com liberação de calor;
Re conhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano;
Desenvolver a capacidade de pesquisa;
Compreender o papel do homem como elemento capaz de desestruturar o sistema natural, provocando impactos ambientais que prejudicarão a espécie humana;
Ser capaz, por meio do uso do mapa, de compreender as relações espaciais e causais entre os níveis de desenvolvimento e crescimento econômico - que se baseiam, principalmente, em indústrias e meios de transporte que consomem combustíveis fósseis - e a ocorrência da chuva ácida;
Situação Didática
Leitura de textos e reportagens recentes sobe o assunto
Exposição em Power Point, do tema a algumas fórmulas da chuva ácida.
Uma possível reação de formação da chuva ácida é a que se segue (S – Enxofre, que forma o ácido sulfúrico – H2SO4):
Outra possível reação de formação da chuva ácida exibida abaixo (N – Nitrogênio, que forma o ácido nítrico – HNO3):
(óxido nítrico)
(dióxido de nitrogênio)
O NO2 reage com o ozônio, oxidante encontrado na atmosfera, formando o N2O5 que gera o ácido nítrico de acordo com as equações:
As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbônico (H2CO3), segundo a reação:
Interpretação da Música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga.
Organizar um seminário a partir dos trabalhos de pesquisa realizado pelos alunos, que irão pesquisar sobre:
Os impactos da chuva ácida sobre os equipamentos urbanos e sobre a vegetação;
A chuva ácida e as áreas onde sua ocorrência é maior.
Localizar essas áreas em um mapa.
Os desastres relacionados com a chuva ácida;
Sobre os problemas de manutenção criados pela chuva ácida no Tocantins e os impactos ambientais relacionados;
Avaliar quais mudanças seriam necessárias para acabar com esse problema.
Recursos utilizados
Textos de revista e jornais
CD/DVD
Computador
Letra da música Xote ecológico
Data how
Painéis com fórmulas químicas (óxido nítrico, dióxido de nitrogênio, ácido carbônico, ácido nítrico).
Pesquisa na Internet através de alguns sites como sugestão;
http://amanatureza.com/conteudo/artigos/chuva-acida

http://ambiente.hsw.uol.com.br/chuva-acida2.htm

http://www.artigosinformativos.com.br/Planejamento_de_arborizacao_nas_cidades_Araguaina_Tocantins-r1185066-Araguaina_TO.html

http://www.artigosinformativos.com.br/Transformando_residuos_solidos_em_materia_prima_Palmas_Tocantins-r1193023-Palmas_TO.html.

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/chuvasacidas.htm
Avaliação; os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais, na apresentação do seminário e atividades escritas; pesquisas, mapas, relatórios e gráficos.
Referências bibliográficas
http://www.grupoescolar.com/buscar/imagens_de_chuva_acida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida
http://www.gpca.com.br/gil/art41.html
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano; Leite, Eduardo do Canto, Editora Moderna.

5 comentários:

  1. Tia Luluzinha;
    Gostei do tema de sua aula. Atual, envolvente e serve para alertar os alunos sob re os perigos das chuvas ácidas.
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Luzia,o tema da sua aula é interessante , pois desperta a curiosidade, além do mais, percebo a sua preocupação em trabalhar diferentes recursos para explorar o conteúdo.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Luzia, achei super interessante o seu tema da aula.Além de chamar a atenção do alunado sobre o tema você tem a preocupação de propor soluções para o problema. Gostei, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Luzia,
    gostei da temática abordada no seu planejamento de aula, está atrente para os alunos e leitores do seu blog, as imagens chamam atenção, bem como os assuntos dos links inseridos. Parabéns!!
    Continue me ensinando.
    Nilva Cirilo Pereira

    ResponderExcluir
  5. Luzia, quanta responsabilidade nós temos em relação a esses temas"chuva ácida".Tua aula ficou um show.Utilisar esses meios,com toda a abrangencia de pesquisaé tudooo!!!!

    ResponderExcluir