SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É UM HIPERTEXTO



Através das leituras realizadas consultas nos linkis e hinterlinks, o hipertexto é um tipo de programa que organiza conhecimentos ou dados na aquisição informações. Significa também um conjunto de ligações por conexões que permite ao usuário acrescentar a um texto novas informações através de referencias específicas denominadas links que podem agregar um conjunto de blocos, cujo acesso é facilitado.
Para Lévy, hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões e que esse nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos.
O hipertexto pode facilitar também a organização do trabalho dos professores uma vez que os links navegáveis podem complementar o texto principal e que pode ser acessado em outros meios além da internet.
Quanto ferramenta educacional, o hipertexto facilita no processo de ensino e aprendizagem, sendo que esta acontece através de descobertas, pois ao localizar novas informações os professores ou alunos participam ativamente de um processo de busca e conseqüentemente na construção do conhecimento de forma agradável. Através dos links o leitor poder ler o texto de maneira contínua e consultar ou não aqueles que acharem necessário, decidindo assim a trajetória de leitura a ser seguida. Permite também realizar livremente desvios para outros locais virtuais de rede de forma prática e econômica.
Marcuschi afirma que o hipertexto trata-se de um processo de leitura/escritura multilinearizado, multisequencial e não determinado, realizado em um novo espaço – o ciberespaço. Coloca também que a leitura do hipertexto é como uma viagem por trilhas e como diz Xavier “a distância de um indivíduo a outro, de uma idéia a outra, passa a ser medida por céleres clicks-de-mouse sobre estas inteligentes engenhocas digitais”.

10 comentários:

  1. Com certeza facilita nossa trabalho mesmo. Adoro trabalhar com a internet, com links...... Mesmo que eu não saiba muitp. kkk

    ResponderExcluir
  2. Olha Luzia vejo o hipertexto com falar muito em poucas palavras. É fantástico.
    Lucia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Luzia!

    Seu blog está excelente!
    O seu hipertexto ficou muito criativo, apesar da complexidade do tema e da amplitude de possibilidades.
    Bjus!
    Keile Nunes

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Luzia, seu blog está bem legal
    espero trocar muitas experiências tà?
    Depois quero dialogar com você sobre o hipertexto como programa? Como assim? Beijo!

    Elzilene de Sales Dias.

    ResponderExcluir
  5. Luzia muito bem, seu blog está legal!
    Quero trocar muitas fichinhas. Que tal dialogarmos sobre hipertexto? Programa como assim?
    Beijos!!!
    Elzilene de Sales Dias.

    ResponderExcluir
  6. Como é bom aprender com os trabalhos dos colegas! Ao ler o seu texto, muito criativo com os links, pude aprender o que é hinterlink. simplesmente fiz o exercicio de navegação cliquei no link oferecido por você eja o que encontrei de interessante: é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura". é apaixonante trabalhar com hipertexto.

    ResponderExcluir
  7. Luzia, concordo com você, quando você diz que o hipertexto é um programa que organiza conhecimentos e que através dos links, o leitor pode ler o texto de maneira agradável, contínua e além disso, permite também realizar livremente desvios para outros locais virtuais de rede de forma prática e econômica. Gostei também quando você aborda que a leitura do hipertexto é como uma viagem por trilhas e que pode facilitar também a organização do trabalho dos professores, uma vez que os links navegáveis podem complementar o texto principal e que pode ser acessado em outros meios além da internet.

    ResponderExcluir
  8. Luzia, parabéns pelo seu texto, pois está bem completo e criativo. Concordo com o seu possicionamento que o hipertexto é um programa porque´ele vai além de uma simples ferramenta de trabalho e sim permeia vais áreas de trabalho e conhecimento.

    Abraço, Lara Raquel Aires

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luzia!

    A relação que você fez com os autores possibilitou um conhecimento mais abrangente e profundo sobre a temática proposta. Ótimo o seu post.

    Um abraço encantado!

    ResponderExcluir
  10. Ola´colega, as suas colocacões a respeito de hipertexto que na sua maioria são definições dos autores,remeti-nos a importancia da utilização desses meios como forma de melhorar nosso trabalho,levando-se em consideração a facilidade do acesso hoje em dia e a necessidade que se tem de aperfeiçoar o fazer pedagógico.

    ResponderExcluir