SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PLANO DE AULA
























Disciplina: Ciências
Público Alvo: 6ºano
Cursista: Luzia Pereira Nascimento
Professora: Elisângela Menezes
Duração: 3 aulas
Conteúdo: Tratamento e escassez de água doce
Objetivo: Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano em sociedade como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres e outros componentes do ambiente.
Eixo Norteador: Vida e Ambiente
Competência: Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades:
Reconhecer a importância do Saneamento Básico para a Promoção da Saúde;
Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.
Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações.
Identificar os principais impactos a saúde causada pela água contaminada e /ou poluída, conhecendo as principais doenças de vinculação hídrica.
Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
Compreender as potencialidades econômicas, sociais e ambientais dos recursos hídricos presentes no Brasil, e principalmente nos municípios do estado e adotar atitudes de preservação.
Situação Didática
Após informar aos alunos sobre o assunto da aula, será apresentado o vídeo “Planeta Água” com Guilherme Arantes para reforçar sobre as infinidades de utilização da água para a vida.
Exposição da temática para os alunos fazendo questionamentos sobre os seus conhecimentos quanto ao tratamento de água em sua cidade e sobre rede de esgotos em sua rua.
Expor o conteúdo com a utilização do data show para demonstrar o processo de tratamento de água, como também dos malefícios da utilização de água não potável.
Realizar junto com os alunos uma experiência de tratamento de água observando as etapas de tratamento, mas lembrando que esta água ainda não está pronta para o consumo.
Logo após a realização da experiência os alunos irão fazer um relatório sobre o que foi observado durante o processo.
Apresentação de vídeo da (Globo Vídeos) apresentado no fantástico sobre rede de esgotos e a poluição das águas, seguida de questionamentos com os alunos sobre a situação apresentada.
Fazer uma explanação sobre as conseqüências da utilização da água não potável
Com o auxílio do professor os alunos irão realizar pesquisas na Internet sobre as regiões brasileiras onde há mais incidência de doenças causadas por água contaminada.
Apresentação do vídeo - Ilha de Deus – fazendo reflexões sobre a escassez de água doce e como serão as vidas futuras com a falta de água para a sobrevivência.
Apresentação da Carta 2070 em Power point, retratando a vida x falta d’água.
Recursos utilizados
Livro didático;
Reportagem sobre meio ambiente (Rede Globo).
CD/DVD
Figuras sobre destruição do meio ambiente
Computador/
Data show
Internet
Avaliação; os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais, na apresentação de atividades escritas; pesquisas e relatórios.
Referências bibliográficas
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências Naturais & Cotidiano; criatividade, pesquisa, conhecimento José Trivellato. Junior... [et AL.].-Ed. Renovada-São Paulo:FTD,2009.
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u132.jhtm
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/meio-ambiente-agua-consumo-sustentabilidade-industria-agropecuaria-561812.shtml
http://www.csanl.com.br/professores/material/henrique/carta_2070.pdf
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM656527-7823-PLANETA+AGUA+POLUICAO,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM659742-7823-PLANETA+AGUA,00.html








5 comentários:

  1. Tia Luluzinha;
    Gostei muito de seu planejamento que pode ser trabalhado também em Geografia. Saneamento básico é um assunto que temos que sensibilizar sempre nossos alunos e governantes.
    Parabéns pela escolha e desenvolvimento!
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Olá Luzia,
    Essa aula é muito importante para a sensibilização da humanidade quanto a preservação de água doce. Pois, apesar de vermos grandes rios...muita água...ela está na "lista vermelha" de extinção. Esse é o nosso papel enquanto educador, promover a reflexão das nossas ações.
    Beijos
    Silene Lívia

    ResponderExcluir
  3. Luzia,
    gostei do seu plano de aula. O conteúdo que você escolheu é bastante interessante e necessário de ser trabalho com nossos alunos. Temos realmente que sensibilizá-los do uso adequado da água.
    Olha esse conteúdo é super interessante para trabalhar interdisciplinar e envolvendo a lingua portuguesa e artes.

    Lara Raquel

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luzia,
    Como você está contribuindo com sugestões riquíssimas para os Professores.
    Gostei muito do conteúdo que você escolheu. A humanidade precisa repensar mais no Meio Ambiente.
    Um abraço encantado!
    Hosana

    ResponderExcluir
  5. Luzia,
    Bom seria se todos os professores trabalhassem a questão ambiental com os alunos, pois a nossa existência dependente da natureza.Todos têm que se envolver nesta sensibilização. Parabéns pela temática do seu plano de aula.

    ResponderExcluir