SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto: UMA CRECHE COM AMOR
1 APRESENTAÇÃO
A escola Prof° RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA,dispõe de atendimento nos turnos matutino, vespertino e noturno.Neste último, ocorre a formação: educação básica ou ensino fundamental e ensino médio, na modalidade EJA.Incluso nesta clientela, estão aquelas mães, as quais, não dispõem de companhia, para com quem deixar seus filhos , ainda pequenos,em casa,em segurança e por essa razão os trazem para a escola,por senti-los acomodados e protegidos enquanto estudam.
Tais crianças, no entanto,permanecem pelos corredores, de sala em sala, sem uma proteção real, levando-nos a ter uma preocupação em relação à sua segurança e à qualidade do meio ambiente escolar.
Nossa creche pretende ser um prolongamento do espaço familiar, funcionando numa dinâmica interativa com a família(pais ,irmãos e avós,na condição de voluntários,caso um destes membros resida nas proximidades da escola e distante da família portadora da dificuldade –falta de companhia para os seus filhos).
A nossa metodologia assenta um modelo de ensino chamado HIGH SCOPE. Esta forma de ensinar considera que as crianças aprendem ativamente através do envolvimento ativo com pessoas materiais e idéias .É um modelo centrado na criança, nas suas ‘’Explorações e nas experiências chaves’’. Estas têm por base aquilo que os bebês e crianças mais novas descobrem nas suas aventuras diárias de aprendizagem ativa.
Assumimos o compromisso de ajudar os vossos filhos a crescerem felizes,saudáveis, em segurança, auto confiante,desenvolvendo sua auto-estima.Não nos esqueceremos que brincar é fundamental e articularemos atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento cognitivo e o espírito crítico, desenvolvendo uma consciência ética,progressivo de interação social e estimulando a curiosidade da criança para novas aprendizagens. –Creche: Salpicos de Alegria, de 0 a 3 anos.No Lumiar.Licença de funcionamento: nº37/2008.Lisboa –Portugal.
Este projeto prevê atendimento lúdico pedagógico, nos níveis escolares berçário , maternal e jardim e outros.
2-JUSTIFICATIVA
A escola estadual Profº RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA tem a necessidade de receber, informalmente, um grande nº de crianças, não estudantes,filhos de mães estudantes,as quais não possuem companhia para deixá-los em casa, em segurança, enquanto estudam.
A escola então resolveu abrir uma creche,para acomodar tais crianças,mantendo-as em segurança, em formação escolar sistemática ,bem como para preservar a qualidade do meio ambiente escolar.
A permanência da criança na creche ,cotribuírá para que o seu desenvolvimento seja o melhor, mais completo e significativo ,preparando-o desde já para enfrentar ,com sucesso os

desafios do futuro.Para tanto , contaremos com atividades lúdico-pedagógicas, cognitivas as quais visam a construção da identidade,autonomia e visão de mundo da criança.
3-OBJETIVO GERAL
O projeto Uma creche com amor, desta escola,tem como objetivo maior,contribuir com as educandas do turno noturno ,mães, as quais não possuem companhia para com quem deixarem seus filhos em casa, em segurança,enquanto estudam , com uma educação de qualidade,recolhendo seus filhos pequenos ,presentes no ambiente,acomodando-os o melhor e mais seguros possível ,enquanto suas mães estudam.
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Melhorar a qualidade do aprendizado das mães combatendo a evasão,
-Oferecer segurança ausente às crianças,
-Contribuir com a construção da identidade, autonomia e visão de mundo da criança,
-Preservar a qualidade do meio ambiente da escola,
-Motivar o ingresso de estudantes com o mesmo problema.
5-METODOLOGIA
As crianças inclusas no projeto ,passam por uma triagem, tem sua dinâmica registrada num livro especial, o qual é assinado por sua mãe ao deixar e recolhê-lo. Mãe e filho permanecerão juntos no durante o recreio.
Ao chegar à escola,
Pretendemos oferecer às crianças,num período crucial do seu desenvolvimento,um acolhimento adequado, permitindo conseguir a sua primeira socialização(à categoria berçário e maternal), aos demais ,fornecer-lhes a continuidade e responder de forma mais adequada possível as suas necessidades fundamentais: segurança, afetividade,emocionais, motoras, higiene e saúde.
Procuraremos envolver os pais e mães desde o início para garantir a qualidade presente e a continuidade.—Parceria :INTER AIDE,ESSOR, GACC,GACC—MA(S.LUÍS)BRASIL.
***EVITAR DEIXAR UMA CRIANÇA SOZINHA.
Entre as atividades previstas a serem desenvolvidas junto às crianças,estão:
5.1 TIVIDADES LÚDICAS:
-Contar histórias,
-Brincar de roda,
-Lanche,
Momento de descanso
-Filmes infantis,
-Atividades diversificadas e
-Muito carinho.
5.2 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:
-Desenvolver a formação pessoal da criança,
-Desenvolver a realidade do educando,
-Trabalhar a auto-estima do educando,
-Trabalhar a socialização do educando,
-Trabalhar a identidade e autonomia,
6-CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS COM AS CRIANÇAS:
MOVIMENTOS:
Movimentos circulares e visuais,
Andar de diferentes maneiras, rápido e devagar
Andar sobre uma linha no chão,
Levantar uma corda para que crianças rolem em baixo,
Saltar à direita e à esquerda da corda,
Em círculo,jogar a bola e a criança devolver,
Jogar pingando no chão (movimentos com as mãos e braços),
Parados jogar a bola para cima ,com as duas mãos e apará-la,
Correr/parar,
Brincadeiras de rodas ,
Danças coreográficas.
MÚSICAS:
Exploração de matéria para percepção dos diferentes tipos de sons,
O som e o silêncio,
Conhecendo a música,
Todos cantando batendo palmas de pé,
Fazendo som com os lábios ,abrindo e fechando a boca .

LINGUAGEM ORAL:
Palestras com as mães,
Nomear as cores,
Nomear figuras,
Nomear árvores,
O que gosta de comer,
Manusear matérias e dar nomes,
Nomear animais,
Peças teatrais com fantoches.
ARTES VISUAIS
Observação de paisagem,
Observação de fotos,
Impressão de mãos e pés,
Percepção: o que está vendo,
Explorando e manipulando matérias de diferentes textura e espessura como:areia,argila,pés , água e outros.
NATUREZA E SOCIEDADE
Passeio pelo pátio observando a paisagem,
Brincadeiras de cunho cultural,
Chuva e sol,
Cores e formas
Manhã e tarde,
Molhado e seco,
Duro e mole,
Áspero e macio
Noite e dia,
MATEMÁTICA
Noções de espaço: longe e perto
Formas: circular, quadrado.
Maior, menor;
Grosso, fino;
Primeiro, último;
Antes,depois;
Igual, diferente
.Quantidade;distribuir brinquedos, mostrando as mãos,pés, nariz,etc;
Cheio,vazio;
Sujo,limpo;
Rolar,
Empilhar.
7- RECURSOS:
7.1-HUMANOS:
Alunos (crianças),
Mães,
Coordenadores,
Monitores,
Parceiros,
Equipe escolar,
Comunidade escolar,
Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

7.2- Materiais / Financeiros:

Sala, TV , som,brinquedos pedagógicos, livros infantis, berços, armário para guardar roupas e pertences das crianças,uniformes,ar condicionado,banheiro,lixeira,um jogo de mesa com cadeiras,balanço,caderno para anotações,liquidificador ,banheira,roupa de banho, de cama, uniformes,pia para lavar roupas, etc.

8-ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
O acompanhamento diário será feito por uma coordenadora pedagógica por meio de observações e registros das monitoras, observando metodicamente a elaboração dos planejamentos e desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas/pedagógicas/cognitivas previstas para cada faixa etária.
9-PERFIL DA COORDENADORA PEDAGÓGICA TITULAR DO CARGO:RESPONSÁVEL PELA CRECHE.
10-PLANO DE AÇÃO DA CRCHE: UMA CRECHE COM AMO.
Tentando buscar soluções para reduzir a evasão de estudantes do turno noturno desta escola, pelo fato de não terem com deixar seus filhos pequenos em segurança, em casa, é que voltamos a nossa atenção em disponibilizar mais um serviço, o serviço de creche.
As crianças inseridas no projeto terão sua entrada e saída registradas em um livro especial o qual será assinado pela mãe ao final do turno.
As crianças receberão orientações/atividades lúdicas/ pedagógicas/cognitivas segundo sua faixa etária, evidenciando uma proposta educativa voltada para o público alvo, contribuindo com a construção da identidade e da autonomia da criança ,bem como da sua visão de mundo.

Porto Nacional, /06/2011
Saudações
Sr. Secretário da educação,profº Danilo de Melo, eu Vera Elen, gestora da escola estadual PROFº RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA, venho por meio deste, solicitar de vós, a permissão para abrirmos em nossa escola,uma singela creche,visando acomodar , com segurança, crianças não estudantes,filhos de mães estudantes da escola,as quais não dispõem de companhia segura , com quem deixá-los em casa enquanto estudam.
Cremos que a nossa iniciativa, apesar de pontual , contribuirá significativamente com o desenvolvimento humano por meio de ações educativas em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Certa da vossa autorização , estamos encaminhando em anexo,o nosso projeto para a


Porto Nacional, 06/2011
Saudações
Exma. sra prefeita d Porto Nacional,sra. TEREZA MARTINS, eu,VERA ELEN, gestora da escola estadual PROFº RAIMUNDO GABRIEL DE OLIVEIRA, venho através deste, solicitar apoio para a abertura de uma creche ,para acomodar com segurança ,crianças não estudantes ,filhos de mães estudantes,pois, estas não dispõem de companhia, para com quem deixá-las em casa em segurança enquanto estudam.
Cremos que a nossa iniciativa apesar de pontual,contribuirá significativamente com o desenvolvimento humano por meio de ações educativas em prol da qualidade de vida da sociedade.
Certa da vossa colaboração encaminhamos o nosso projeto para a devida apreciação e provisão de recursos humanos.




















Projeto
UMA CRECHE COM AMOR
Escola Estadual Prof. Raimundo Gabriel de Oliveira











Escola Estadual Prof. Raimundo Gabriel de Oliveira
Rua Rubens Pereira Reis de Andrade nº 766, Jardim Brasília - Porto Nacional/TO
email: raimundogabriel.deoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário