SEJA BEM VINDO

sábado, 16 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO



TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
O curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, foi muito significativo para a minha vida profissional como também pessoal. Os textos apresentados foram de suma importância para embasamento teórico e trazendo reflexões sobre o fazer pedagógico com a integração das tecnologias.
Um dos pontos relevantes foi o trabalhar com o blog, pois ele nos permite interagir de maneira rápida e precisa com as pessoas na troca de experiências e passando informações e orientações de atividades, de sala de aula, elaboração de projetos e outros instrumentos que nos ajudam a crescer profissionalmente. Trabalhar com a Wikipédia também é muito gratificante, pois ela nos oferece caminhos para trabalhar conteúdos de sala de aula com mais eficácia através de links e hiperlinks tornando o nosso texto mais rico em informações. Portanto, posso dizer que aprendi a utilizar de forma mais adequada os recursos tecnológicos tornando-os instrumentos facilitadores da aprendizagem.
Durante o cursos foram apresentadas algumas dificuldades, sendo uma delas as postagens de vídeos e Power point no Google docs, mas sempre contei com a ajuda da tutora como também de alguns colegas do curso.
Hoje eu não estou lotada na escola, mas, já trabalhei em sala de aula durante 10 anos e nessa época os recursos tecnológicos da escola eram muito escassos, sendo que só tinha computadores na secretaria da escola e outras pessoas não tinham acesso a eles. Mas contávamos com outros recursos tecnológicos como; Retro-projetor, Episcópio, Filmadora, microssystem, TV e Vídeo com um grande acervo de programas gravados da TV Escola e Salto para o Futuro. Dentre esses recursos eu utilizava bastante o Retroprojetor o Episcópio e o microssystem por não depender de outras pessoas para colocá-los em funcionamento, pois tinha uma pessoa que ficava responsável para ligar e liberar a utilização da filmadora, da TV, e o Vídeo. É aquela velha história... Coisas que todos mechem, logo estragam era o que se ouvia, e por isso a utilização desses recursos ficava mais restrita. O meu primeiro contato com o computar foi em uma empresa particular, mas quando comecei a manuseá-lo já estavam instalados todos os programas de que eu iria utilizar, e por essa razão não precisava descobrir mais nada, até mesmo porque não era permitida a sua utilização a não ser exclusivamente para o trabalho. Hoje estou lotada na Diretoria Regional de Ensino e aí as necessidades de aperfeiçoamento foram aumentando, então matriculei em um curso de computação para poder melhorar o meu trabalho dentro da instituição. Com os cursos oferecidos pela SEDUC, pude também participar de alguns, e isso tem melhorado bastante o meu desempenho em relação à utilização das tecnologias. Com a participação nesse curso vejo que o meu crescimento foi notável e hoje tenha muito mais segurança na utilização dos recursos tecnológicos.
Vivemos hoje um momento de grandes mudanças na educação e as tecnologias veem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, e despertando nos alunos a participação nas atividades pedagógicas e culturais, e melhorando a qualidade do ensino. Para tanto, só teremos bons resultados com a utilização das tecnologias na escola, se tivermos pessoas que saibam usá-las em benefício do aprendizado dos alunos e integradas ao currículo de forma que o uso seja significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário