TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC
NTE PORTO NACIONAL – TO Cursista: Luzia Pereira Nascimento
PROFESSORA MULTIPLICADORA: Elizangela dos Santos Menezes
COMPONENTE CURRICULAR: apoio escolar
CURRÍCULO: Princípios gerais da Educação Ambiental
PÚBLICO-ALVO: alunos do 6º ao 9º ano.
DADOS DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O que os alunos poderão aprender com este projeto
Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam apresentar o que aprenderam dando significado positivo da execução das ações e sensibilize os demais participantes quanto à atuação de cada um no que se refere à conservação dos nossos espaços no meio ambiente.
Estas atividades serão realizadas com os alunos do 6º ao 9º ano, e terá como objetivos:
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem através da utilização de softwares adequados e outros recursos tecnológicos para auxiliar na solução de problemas básicos de sua área de conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a importância da preservação da natureza;
Estimular o interesse pela conservação da natureza;
Realizar a coleta seletiva de lixo;
Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;
Contribuir para atitudes que favoreçam a qualidade de vida, saúde e equilíbrio ambiental.
Duração das atividades
Essas atividades serão realizadas em aproximadamente 12 horas
Conhecimentos prévios trabalhados
É de fundamental que os alunos já tenham estudado os conteúdos sobre a temática Meio Ambiente com a utilização das tecnologias disponíveis na escola refletindo criticamente sobre a questão do lixo diante da sociedade consumista, contribuindo assim com novas posturas por um ambiente melhor para todos.
Estratégias de desenvolvimento
PRIMEIRO DIA
1ª. Etapa: para inicio das atividades do dia será realizado um momento devocional sobre a importância de o profissional refletir sobre sua vida espiritual, estar de bem com Deus e consigo mesmo e na sua vida pessoal e profissional. Em seguida apresentar uma mensagem “A borboleta e o cavalinho” fazendo uma reflexão sobre a valorização do outro e de si mesmo no ambiente que vivemos.
2ª. Etapa: Expor os objetivos das atividades e colher informações sobre o que os alunos já sabem e o estão fazendo para amenizar os problemas ambientais de sua cidade ou do seu bairro. Para essa atividade, os alunos vão colocar no mural as suas expectativas com a execução dessas ações.
3ª Etapa: Com o auxilio do data show, realizar estudo dos Princípios Gerais da Educação Ambiental.
Questionamentos: Como está o cumprimento dos Princípios gerais da Educação Ambiental? Estamos garantindo todos os direitos e deveres previstos em Lei? O que tenho feito para investir na preservação da Natureza? Em que os recursos tecnológicos podem me ajudar nas atividades de conscientização?
SEGUNDO DIA
4ª Etapa: Apresentação da mensagem “O Pássaro e a Oração”, para refletir sobre o valor da oração e de como precisamos ter Duas em primeiro lugar.
5ª Etapa: Apresentação do vídeo de Michael Jackson com a temática Meio Ambiente.
Questionamentos: Qual é a mensagem principal do vídeo? O que você pode fazer para que a natureza não seja tão prejudicada?
Avaliação da Capacitação:
Os participantes avaliarão a capacitação através de um instrumento previamente elaborado, demonstrando o seu grau de satisfação e apontado sugestões para as próximas capacitações.
Recursos utilizados
Data show, notebook, microfone e vídeo
Recursos Complementares:
http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1868146-princ%C3%ADpios-gerais-direito-ambiental/
http://mais.uol.com.br/view/1wckbbjedguh/michael-jackson--earth-song--legendas-em-portugues-04023362E0A18366?types=A
Nenhum comentário:
Postar um comentário