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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO




De acordo com os textos estudados, o currículo escolar é um conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.
De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. E, segundo César Coll, "as atividades educativas escolares correspondem à idéia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não ocorrerão de forma alguma, a menos que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensadas para esse fim.
Segundo a UNESCO (2004, p. 13) o currículo é constituído pelo: “que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). O currículo formal [baseia-se] em um conjunto de objetivos e resultados previstos (.), o informal ou currículo oculto [diz respeito] à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor”.
No contexto educacional que estamos vivenciando é imprescindível a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas no nosso fazer pedagógico e desenvolvendo projetos pedagógicos inserindo o uso do computador nas atividades disciplinares.
Diante desse enfoque, o professor passa de transmissor de conteúdos para mediador, orientador no processo de elaboração e execução de projetos, proporcionando situações que explorem a criatividade, interação, reflexão e ação.
Para Maria Elisabette Prado, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões...” Defende ainda a integração entre as diferentes mídias e conteúdos onde estes devem ser contextualizados na prática, tornando assim, as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando nos alunos o gosto pelo estudo.
É fundamental que o Projeto Político Pedagógico seja construído no coletivo da escola e que sejam incluídos projetos de aulas com a integração de recursos tecnológicos para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados pela escola.

Um comentário:

  1. luzia,concordo quando você diz que no contexto educacional é imprescindível o uso das tecnologias.Por isso é fundamental a nossa capacitação na área da tecnologia.
    Maria de Jesus

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