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sexta-feira, 2 de julho de 2010

PLANO DE AULA AUTORIA DE OBJETO HIPERMÍDIA



REALIZAÇÃO DA OFICINA


A oficina foi ministrada com a participação dos diretores geral e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais jurisdicionadas a este Diretoria de Ensino. As escolas foram divididas em dois grandes grupos, sendo atendido cada grupo em um dia.
Para melhor desenvolver as atividades da oficina, as escolas foram divididas em dois grupos, sendo atendido cada grupo em um dia.
Os participantes se mostraram interessados, apesar de sempre ter alguns que não se consegue agradar, mas a maioria foi bem receptiva e participativa.
Foi apresentado o vídeo - PPP na Escola, fazendo-se uma reflexão sobre o fazer da escola, e o trabalho em equipe, como também foi apresentado os slads sobre as etapas de elaboração do projeto no passo a passo. Houve muitos questionamentos e também algumas polêmicas, mas entende-se que tudo isso faz parte do ser humano, pois nos faz refletir mais ainda sobre o nosso caminhar para alcançar uma educação libertadora e de boa qualidade para todos.
Conforme as avaliações a oficina foi muito boa, foram sanadas várias dúvidas e houve muito aprendizado
“É na ação pedagógica da escola que se torna possível a efetivação de práticas pedagógicas emancipadoras, da formação de um sujeito social crítico, solidário, compromissado, criativo, participativo. É nessa ação que se cumpre, se realiza a intencionalidade orientadora do projeto construído”.
http://moodle3.mec.gov.br/mdl01/mod/forum/discuss.php?d=12534

AULA UTILIZANDO RECURSO DA TV ESCOLA

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PLANO DE AULA
























Disciplina: Ciências
Público Alvo: 6ºano
Cursista: Luzia Pereira Nascimento
Professora: Elisângela Menezes
Duração: 3 aulas
Conteúdo: Tratamento e escassez de água doce
Objetivo: Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano em sociedade como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres e outros componentes do ambiente.
Eixo Norteador: Vida e Ambiente
Competência: Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades:
Reconhecer a importância do Saneamento Básico para a Promoção da Saúde;
Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.
Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações.
Identificar os principais impactos a saúde causada pela água contaminada e /ou poluída, conhecendo as principais doenças de vinculação hídrica.
Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
Compreender as potencialidades econômicas, sociais e ambientais dos recursos hídricos presentes no Brasil, e principalmente nos municípios do estado e adotar atitudes de preservação.
Situação Didática
Após informar aos alunos sobre o assunto da aula, será apresentado o vídeo “Planeta Água” com Guilherme Arantes para reforçar sobre as infinidades de utilização da água para a vida.
Exposição da temática para os alunos fazendo questionamentos sobre os seus conhecimentos quanto ao tratamento de água em sua cidade e sobre rede de esgotos em sua rua.
Expor o conteúdo com a utilização do data show para demonstrar o processo de tratamento de água, como também dos malefícios da utilização de água não potável.
Realizar junto com os alunos uma experiência de tratamento de água observando as etapas de tratamento, mas lembrando que esta água ainda não está pronta para o consumo.
Logo após a realização da experiência os alunos irão fazer um relatório sobre o que foi observado durante o processo.
Apresentação de vídeo da (Globo Vídeos) apresentado no fantástico sobre rede de esgotos e a poluição das águas, seguida de questionamentos com os alunos sobre a situação apresentada.
Fazer uma explanação sobre as conseqüências da utilização da água não potável
Com o auxílio do professor os alunos irão realizar pesquisas na Internet sobre as regiões brasileiras onde há mais incidência de doenças causadas por água contaminada.
Apresentação do vídeo - Ilha de Deus – fazendo reflexões sobre a escassez de água doce e como serão as vidas futuras com a falta de água para a sobrevivência.
Apresentação da Carta 2070 em Power point, retratando a vida x falta d’água.
Recursos utilizados
Livro didático;
Reportagem sobre meio ambiente (Rede Globo).
CD/DVD
Figuras sobre destruição do meio ambiente
Computador/
Data show
Internet
Avaliação; os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais, na apresentação de atividades escritas; pesquisas e relatórios.
Referências bibliográficas
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências Naturais & Cotidiano; criatividade, pesquisa, conhecimento José Trivellato. Junior... [et AL.].-Ed. Renovada-São Paulo:FTD,2009.
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u132.jhtm
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/meio-ambiente-agua-consumo-sustentabilidade-industria-agropecuaria-561812.shtml
http://www.csanl.com.br/professores/material/henrique/carta_2070.pdf
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM656527-7823-PLANETA+AGUA+POLUICAO,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM659742-7823-PLANETA+AGUA,00.html








terça-feira, 1 de junho de 2010

PLANO DE AULA























Disciplina: Ciências
Público Alvo: 9ºano
Cursista: Luzia Pereira Nascimento
Professora: Elisângela Menezes
Duração: 4 alulas
Conteúdo: Reações Químicas - Chuva Ácida
Objetivo: Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
Competência: Compreender a relação da Tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
Habilidades:
Identifica as reações químicas de combustão como as reações em que os reagentes são sempre um combustível e oxigênio, os produtos incluem o ás carbônico, sempre com liberação de calor;
Re conhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano;
Desenvolver a capacidade de pesquisa;
Compreender o papel do homem como elemento capaz de desestruturar o sistema natural, provocando impactos ambientais que prejudicarão a espécie humana;
Ser capaz, por meio do uso do mapa, de compreender as relações espaciais e causais entre os níveis de desenvolvimento e crescimento econômico - que se baseiam, principalmente, em indústrias e meios de transporte que consomem combustíveis fósseis - e a ocorrência da chuva ácida;
Situação Didática
Leitura de textos e reportagens recentes sobe o assunto
Exposição em Power Point, do tema a algumas fórmulas da chuva ácida.
Uma possível reação de formação da chuva ácida é a que se segue (S – Enxofre, que forma o ácido sulfúrico – H2SO4):
Outra possível reação de formação da chuva ácida exibida abaixo (N – Nitrogênio, que forma o ácido nítrico – HNO3):
(óxido nítrico)
(dióxido de nitrogênio)
O NO2 reage com o ozônio, oxidante encontrado na atmosfera, formando o N2O5 que gera o ácido nítrico de acordo com as equações:
As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbônico (H2CO3), segundo a reação:
Interpretação da Música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga.
Organizar um seminário a partir dos trabalhos de pesquisa realizado pelos alunos, que irão pesquisar sobre:
Os impactos da chuva ácida sobre os equipamentos urbanos e sobre a vegetação;
A chuva ácida e as áreas onde sua ocorrência é maior.
Localizar essas áreas em um mapa.
Os desastres relacionados com a chuva ácida;
Sobre os problemas de manutenção criados pela chuva ácida no Tocantins e os impactos ambientais relacionados;
Avaliar quais mudanças seriam necessárias para acabar com esse problema.
Recursos utilizados
Textos de revista e jornais
CD/DVD
Computador
Letra da música Xote ecológico
Data how
Painéis com fórmulas químicas (óxido nítrico, dióxido de nitrogênio, ácido carbônico, ácido nítrico).
Pesquisa na Internet através de alguns sites como sugestão;
http://amanatureza.com/conteudo/artigos/chuva-acida

http://ambiente.hsw.uol.com.br/chuva-acida2.htm

http://www.artigosinformativos.com.br/Planejamento_de_arborizacao_nas_cidades_Araguaina_Tocantins-r1185066-Araguaina_TO.html

http://www.artigosinformativos.com.br/Transformando_residuos_solidos_em_materia_prima_Palmas_Tocantins-r1193023-Palmas_TO.html.

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/chuvasacidas.htm
Avaliação; os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais, na apresentação do seminário e atividades escritas; pesquisas, mapas, relatórios e gráficos.
Referências bibliográficas
http://www.grupoescolar.com/buscar/imagens_de_chuva_acida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida
http://www.gpca.com.br/gil/art41.html
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano; Leite, Eduardo do Canto, Editora Moderna.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SOCIALIZANDO LEITURAS







Recentemente fiz uma leitura de um livro muito interessante e instigante sobre uma família dilacerada pelo infortunio e a vida com suas voltas e viravoltas. Uma obra de Victoria Hislop com o título de A Ilha, um romance que relata o estigma de vida de uma família afetada pela lepra até a quarta geração. Este romance de vidas e paixões intensas teve como cenário o Mediterrâneo do inicio do século XX e passando pela Segunda Guerra Mundial.
A ilha é uma história de desejos, paixões, discriminação, amizade, insegurança e grandes segredos e teve inicio quando Alexis Fielding resolve descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga dona de uma taberna em Plaka e promete que através dela, vai saber tudo sobre a sua vida.
Ao chegar a Plaka, a jovem surpreende-se com o fato de que na distância de uma simples travessia de barco, ergue-se a deserta ilha de Spinalonga- que funcionava como leprosário na Grécia. Depois de ser recebida pela melhor amiga da sua mãe, Alexis descobre a história enterrada por Sofia por toda a sua vida; a trajetória de gerações devastadas pela tragédia, pela guerra e pela paixão que dominou toda a história do clã dos Petrakis.
Após ser feito o diagnóstico da lepra as pessoas infectadas eram transportadas para a ilha e lá permaneciam até o fim de suas vidas se tornando prisioneiros sem nenhum contato físico com as pessoas a quem amam e ali são predestinados a entrar em decadência sem esperanças de voltar a integrar no mundo lá fora.
Alguns leprosos tentavam levar uma vida normal dentro das suas possibilidades e limitações e buscavam alternativas junto ao governo de Atenas, para que pudessem ter uma vida mais digna já que estavam excluídos da sociedade e também das suas famílias. Entre essa ajudas contavam com visitas semanais de dois médicos o Dr. Christos Lapakis e o Dr. Nikolaos Kyristsis que morava em Ágios Nikolaos, realizavam consultas e faziam medicamentos-multidrogaterapia para aliviar as dores dos pacientes.
Olha pessoal, a história é longa, envolvente e fascinante, por isso faço a recomendação dessa leitura e tenho certeza de que quem a fizer vai amar. LEIAM A ILHA e descobrirão os segredos que a autora nos revela.
Tenham uma boa leitura!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É UM HIPERTEXTO



Através das leituras realizadas consultas nos linkis e hinterlinks, o hipertexto é um tipo de programa que organiza conhecimentos ou dados na aquisição informações. Significa também um conjunto de ligações por conexões que permite ao usuário acrescentar a um texto novas informações através de referencias específicas denominadas links que podem agregar um conjunto de blocos, cujo acesso é facilitado.
Para Lévy, hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões e que esse nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos.
O hipertexto pode facilitar também a organização do trabalho dos professores uma vez que os links navegáveis podem complementar o texto principal e que pode ser acessado em outros meios além da internet.
Quanto ferramenta educacional, o hipertexto facilita no processo de ensino e aprendizagem, sendo que esta acontece através de descobertas, pois ao localizar novas informações os professores ou alunos participam ativamente de um processo de busca e conseqüentemente na construção do conhecimento de forma agradável. Através dos links o leitor poder ler o texto de maneira contínua e consultar ou não aqueles que acharem necessário, decidindo assim a trajetória de leitura a ser seguida. Permite também realizar livremente desvios para outros locais virtuais de rede de forma prática e econômica.
Marcuschi afirma que o hipertexto trata-se de um processo de leitura/escritura multilinearizado, multisequencial e não determinado, realizado em um novo espaço – o ciberespaço. Coloca também que a leitura do hipertexto é como uma viagem por trilhas e como diz Xavier “a distância de um indivíduo a outro, de uma idéia a outra, passa a ser medida por céleres clicks-de-mouse sobre estas inteligentes engenhocas digitais”.